abril 25, 2004

GREGÓRIO DE MATOS. Continuo a receber mails sobre Gregório de Matos, «o Boca do Inferno», o mais insigne dos baianos do século XVII. O excelente Paulinho Assunção, o nosso mineiro de eleição, relembra, justamente, a edição Janaína (Salvador), a cargo de James Amado, que leva, aliás, esta saborosa inscrição no frontispício: «Fielmente copiada de manuscritos anônimos daquele tempo, e disposta como melhor pareceu a um curioso de nome James Amado.» Obrigado, Paulinho.
Esta edição em sete volumes, a que se refere o Paulinho Assunção corresponde à actual, em dois apenas, da Record. Outra das edições é a de Afrânio Peixoto, em seis volumes. À multiplicação de edições de Gregório de Matos não tem correspondido, felizmente, a proliferação de comentários; eu também acho que a sua leitura é de tal modo tremenda, em certas circunstâncias e passagens, que é bem capaz de dispensar mais comentários académicos. Para quem se interessa, vejam-se sobretudo dois livros: Gregório de Mattos, uma Revisão Biográfica (Macunaíma), de F. Rocha Peres, e A Sátira e o Engenho, sobre «o Boca do Inferno» enquanto setecentista baiano, de João Adolfo Hansen (edição Companhia das Letras).
Também o Rui Oliveira, que no seu Superflumina se tem dedicado a divulgar alguns versos do barroco (e aguardo as suas observações sobre Diogo Brandão ou Vasco Mouzinho Quevedo Castelbranco) menciona D. Francisco Manuel de Melo, Jerónimo Baía, Frei António das Chagas, Soror Violante do Céu ou Domingos Reis Quita. Pessoalmente, Domingos Reis Quita é um dos que mais me interessa (a sua obra foi publicada em edição Campo das Letras). Uma das lembranças que o Rui sugeriu é, evidentemente, o nome de Francisco Topa, da Faculdade de Letras do Porto. Nem de propósito, claro. A tese de doutoramento de Francisco Topa é constituída pela edição crítica da obra de Gregório de Matos, tendo-se ocupado, também, da poesia inédita de Luís António Verney; é um dos nossos bons investigadores e leitores do barroco brasileiro, sem dúvida.

1 Comments:

At 12:52 da manhã, Blogger Unknown said...

I can only express a word of thanks. Because with the content on this blog I can add knowledge I, thank has been sharing this information. Do not forget to visit our website to share information and knowledge about health.
cara mengatasi milia
cara menghilangkan balas bogo
Hopefully, sustenance will be easy and simplified in all matters :-)
DISTRIBUTOR QNC JELLY GAMAT
obat pityriasis alba paling ampuh
cara mengobati sakit pinggang

 

Enviar um comentário

<< Home