julho 29, 2005

Denise.

Nas últimas duas semanas tenho acompanhado as declarações e a intervenção da deputada brasileira Denise Frossard, do PPS (RJ), em torno da CPI dos Correios. Na verdade, tem sido uma voz excelente e a primeira a formular a acusação de formação de quadrilha e a possibilidade de Delúbio Soares entrar na prisão. Denise, que foi juíza, tem aquele aspecto e usa ternos Armani e colete. Gosto. No meio do espectáculo (o senador Sibá, do Acre, leva queijos e bolachas para a sala de audiências da CPI), Denise transporta consigo uma ideia: a de que tem de haver decência na política. Dizer isto noutro lugar, é fácil. Mas no Brasil, no meio de investigações que podem atingir o próprio Lula, haver alguém que o diga dessa maneira, é forte.

Como se sabe, o escândalo e a CPI dos Correios, que funciona em pleno e cujo trabalho ainda não está a metade do caminho, já varreram a direcção do PT e o topo do governo. Se o PT tivesse conseguido, como queria, silenciar a imprensa (e continuar a expulsar jornalistas), controlar as televisões e submeter o Judiciário, seria muito mais difícil, por exemplo, ouvir Denise Frossard.

1 Comments:

At 11:37 da tarde, Blogger Bruno Braz said...

Como sempre - em relação a tudo, excepto futebol - concordo consigo. Não poderia estar mais de acordo em relação aos posts do Aviz sobre a CPI dos Correios. Concordo particularmente com uns post bem antigos - o "antigos" é relativo, referem-se ao início desta novela sul-americana, que já parece durar há séculos - em que dava a entender que achava que o Lula sempre soube do que se passava e, caso não soubesse, tanto pior. A respeito de Lula tenho opinião própria, como já referi no Leões de Tolstoi: sempre lidei melhor com a arrogância engravata do que com a da camisa aberta. O desrespeito de Lula por instituições que não sejam o PT sempre me chocou. A respeito de Lula e do seu suposto alheamento, deu-me vontade de rir a entrevista que deu em Paris, que a Globo se apressou a comprar. Dizia Lula que era mais fácil estar na oposição do que no Alvorada. (?) E que faz já três anos que não dirige o PT. (??) Isso só serve para rir e demonstra que Lula não respeita a democracia. A respeito da CPI, Lula nunca disse algo que viesse a dignificar a política brasileira. A Decência de que fala a deputada Denise Frossard é algo que nunca se chegará a dever a Lula.

 

Enviar um comentário

<< Home